VOLTA PELO DF

“UMA VISÃO DFerente”

A ÚNICA, COMPLETA E VERDADEIRA VOLTA REALIZADA ENTRE OS PONTOS EXTREMOS COLATERAIS E CARDEAIS DO DISTRITO FEDERAL 100% À FORÇA HUMANA (CAMINHANDO, REMANDO E PEDALANDO).

1ª ETAPA

DO PONTO EXTREMO COLATERAL NOROESTE
AO PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE (METADE).

Antes de mais nada quero deixar bem claro que utilizei o mapa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH de 2019, pois o de 2020 ainda não havia sido elaborado. Tive que consultar também o da SEDUH de 2015 porque ao aplicar o zoom no de 2019, a nitidez não era boa. Outra coisa que se deve levar em consideração é o fato de que o DF (mapa) encontra-se com uma leve inclinação para o Sul e com um leve aclive para o Norte, e portanto, concluí que o Ponto Extremo Norte (PEN) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Nordeste (PENE), e que o Ponto Extremo Sul (PES) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Sudoeste (PESO). Outros Pontos Extremos que também estão no mesmo local são o Ponto Extremo Leste (PEL) e o Ponto Extremo Sudeste (PESE). Fui também aos Pontos Extremos que os chamei de Ponto Extremo Norte (Metade), o qual se encontra na metade entre o PEN e o Ponto Extremo Noroeste (PENO), e ao Ponto Extremo Sul (Metade), o qual se encontra na metade entre o PESO e o PESE.

26/06/2020

Hoje então eu iria começar a Volta pelo Distrito Federal (DF) 100% à força humana entre os seus pontos extremos e eu queria mostrar para todo mundo que o DF é muito mais do que política e funcionalismo público.

Eu iria no mesmo esquema das duas Travessias/Expedições que realizei no Brasil na vertical e na horizontal, ou seja, fotografando a cada minuto e filmando a cada 10 km. A única diferença é que agora as filmagens seriam feitas do meu celular ao invés da GoPro.

Diferentemente do dia que realizei a Travessia Noroeste-Sudeste o dia estava lindo e sem aquele vento chato e frio. Tomei café, cumprimentei o capataz da fazenda e fui fotografar e filmar os possíveis pontos extremos do DF ali daquela área, que são quatro, ou seja, o primeiro, o Ponto Extremo Noroeste PENO do marco de cimento do Banco de Dados Geodésicos (BDG) número 91.136, o qual é o mesmo das Regiões Administrativas do DF, o segundo, o PEN de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que o considerava como estando no Noroeste até então, o terceiro, o PENO de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH e por fim, o último, o PENO de acordo com a Lei 2874/56 que instituiu as coordenadas do DF. Caramba, que trabalheira e que confusão! De qualquer forma eu iria passar em todos eles para não ficar nenhuma dúvida de que eu não fui ali. Não sei por que estes órgãos, empresas e institutos não chegam a um consenso e padronizam um ponto exato como sendo o único ponto extremo em determinada área. Investiguei, fui pessoalmente e constatei que o pior que isto acontecia em quase todos os estados brasileiros, em todas regiões brasileiras e no próprio Brasil em suas fronteiras, com raras exceções.

As aves como as seriemas, pombas, tucanos, quero-queros, entre outras cantavam felizes naquele horário e foi bem agradável estar ali em contato direto com a natureza. Calcei as botas e botei uma calça e fui rumo ao PENO do BDG 91.136 e das Regiões Administrativas. Depois passei nos outros pontos extremos já citados, entrei no mato e atravessei duas grotas secas até chegar ao asfalto num total de 900 m de caminhada. Tudo isto para manter o percurso 100% dentro do DF.

Agora eu iria começar a Volta pelo DF na bike. A minha experiência em rodovias pelo Brasil me fez lembrar de instalar um bom espelhinho retrovisor para avistar qualquer manobra estranha dos veículos que vinham atrás de mim e de outros eventuais riscos e perigos. Saí de uma descida em curva e segui adiante. Passei por uma placa que para mim estava errada ao dizer que ali era a divisa entre o DF e GO. Numa curva fechada mais adiante vi um caminhão tombado com os pneus para cima e muita gente ali em redor. O acidente havia sido fatal, onde o motorista estava esmagado dentro da cabine do caminhão. Peguei aquela mesma subida de lascar da Travessia Noroeste-Sudeste e um caminhão carregado de lenha estava tão devagar que consegui passa-lo sem esforço. Logo depois de concluir a subidona virei à esquerda na DF-220 de terra. Havia poucos carros, mas mesmo assim quando algum deles passava por mim era uma poeirada brava. Vi algumas pegadas de animais selvagens na borda da estrada como de lobinho, de jaguatirica e até mesmo de onça. Aquela região por ali ainda era bem selvagem e possui muitos morros e lugares quase inexplorados.

Depois de um tempo cheguei ao trevo entre a DF-220 e a DF-001 no lado oeste do Parque Nacional de Brasília ou da Água Mineral. O asfalto está chegando por ali. Continuei por mais alguns quilômetros na terra e cheguei ao asfalto já no Lago Oeste-DF. O Parque da Água Mineral permaneceu sempre do meu lado direito e ali também encontramos a APA do Planalto Central, a qual é responsável pela proteção das nascentes de três grandes bacias hidrográficas brasileiras.

Parei ali no Lago Oeste-DF para almoçar e descobri uma passagem para o lado da DF-205 que faria eu economizar cerca de 30 km de volta ao invés de ir pelo Balão do Colorado. Porém, o percurso é bem perigoso para uma bike, com muitos morros, erosões, grotas e precipícios. Além disso, eu teria que passar por sítios e chácaras e por ali percebi que há muitos cães bravos. Não sei se o risco valeria a pena. Portanto, resolvi ir mesmo pelo Balão do Colorado porque se acontecesse algo de errado naquele atalho eu iria perder muito tempo. Após ter passado pelo confuso trecho do Balão do Colorado segui rumo aos condomínios que beiram a Reserva da Contagem. O pneu traseiro da minha bike estava meio murcho desde o Balão do Colorado e então parei numa borracharia para enchê-lo. Parece que havia um minúsculo furo nele que iria me incomodar dali para frente. Finalmente cheguei à DF-205 e até que não foi muito demorado do que se eu tivesse passado por aquele atalho lá no Lago Oeste-DF, sem contar a facilidade e a segurança do asfalto com acostamento. Peguei uma descidona de lascar e chegando à fábrica do cimento CIPLAN um caminhoneiro atravessou a rodovia fechando-a por completo e quase causando um acidente. Além disso, o asfalto estava bastante danificado por causa do excesso de tráfego de caminhões.

Peguei algumas subidas e descidas num visual de muitos morros e pecuária até que cheguei por volta das 17 horas à fazenda onde eu iria dormir e onde se localiza o PEN (Metade) do DF.

27/06/2020

Acordei às 6h30, tomei café e esperamos o Zezinho chegar para nos acompanhar, pois quanto mais gente experiente para se caminhar naquelas matas era melhor onde já foram avistadas algumas onças. Fomos então rumo até os possíveis PENs (Metades) do DF que por ali são três, ou seja, do BDG e das Regiões Administrativas (Metade), da SEDUH de 2019 (Metade) e o da Lei 2874-56 (Metade). Eu já havia aberto uma trilha por dentro de uma grota seca até o rio Maranhão e teria que continuar bem atento em relação às eventuais onças que poderiam aparecer. Umas eram selvagens e outras foram reintroduzidas ali pelo ICM-Bio em programas de readaptação.

Partir então de bike da sede da fazenda onde dormi, a qual é uma grande produtora de leite, até onde iniciaríamos a caminhada na mata, passando por um braquiara alto, algumas fortes subidas, erosões e ao lado de açudes. O Gleysson (motorista do carro de apoio)  foi na caminhoneta com o Zezinho. Primeiramente, seguimos numa estrada velha e cheia de erosões até chegarmos ao rio Maranhão, onde ela acabava e onde havia muito braquiara alto. Depois voltamos e paramos numa grota. Vimos algumas pegadas de onça e o Zezinho disse que eram recentes. Chegamos ao local onde se inicia a caminhada de 900 m na mata e fiz uma boa filmagem de drone. Olhei o percurso que já havíamos feito anteriormente no GPS e entramos na mata do Cerrado. Passamos por uma taboca (bambu com espinhos) seca e por algumas unhas-de-gato (tipo de espinho) e a trilha que eu havia feito ainda estava bem visível para nossa sorte. Chegamos à grota seca e a caminhada por ali era bem melhor porque era mais fresca e mais limpa, no sentido de não haver tabocas, arbustos e unhas-de-gato. O único problema é que foi preciso atenção com pedras soltas e com alguns troncos no leito do riacho seco que foram carregados pelas enxurradas anteriores. Foi preciso também prestar atenção onde apoiar as mãos por causa de eventuais animais peçonhentos que poderiam estar escondidos por entre as pedras da grota. Rapidamente chegamos ao paredão de uns 20 m de altura de uma cachoeira que por agora estava seca. Ali era exatamente o PEN (Metade) do BDG e das Regiões Administrativas. Amarramos uma corda numa árvore e começamos a descer o paredão no estilo rapel. O Zezinho ficou com medo e preferiu ir pelas encostas da grota, agarrando-se em raízes expostas e onde por sinal é muito mais perigoso, pois eu já havia passado por ali também há alguns dias atrás quando estava sem a corda. Após descermos a cachoeira seca prosseguimos e vimos outras pegadas de onça.

Ao chegarmos ao encontro com o rio Maranhão, onde há um grande remanso de água parada vimos provas de que uma onça havia capturado uma capivara por ali. Segundo o Zezinho a capivara estava deitada ali na lama e a onça a atacou arrastando-a barranco acima. Os sinais estavam bem evidentes mesmo. Seguimos contornando a margem esquerda do rio Maranhão. Por ali é cheio de unhas-de-gato e por já saber disto eu estava usando uma boa camisa protetora daquelas do Exército. Há muitas palmeiras também do tipo carnaúba e é preciso prestar atenção não só onde se pisa, mas também nos troncos destas carnaúbas por causa de eventuais cobras. Subimos um barrancão bem íngreme com um precipício à esquerda e chegamos ao PEN (Metade) segundo a SEDUH de 2019, o qual fica bem ao lado de uma aroeira que pelo jeito era centenária. A vista por ali é cheia de morros com o rio Maranhão contornando-os em suas bordas.

Na volta ainda passamos no PEN (Metade) segundo a Lei 2874-56 que estava cercado de muita mata.

VÍDEO DA 1ª ETAPA

NO PC: Vá em Detalhes, clique em Qualidade e depois em 1080p HD.
NO CELULAR: Vá nos três pontinhos na parte superior direita, clique em Qualidade e depois em 1080p HD.

PONTO EXTREMO COLATERAL NOROESTE DO DF (MARCO BDG 91.136 E DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS)

PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE DO DF (IBGE)

PONTO EXTREMO COLATERAL NOROESTE DO DF (SEDUH 2019)

PONTO EXTREMO COLATERAL NOROESTE DO DF (LEI 2874-56)

PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE DA ESTRADA AO RIO MARANHÃO

PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE DO DF (BDG E DAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS – METADE)

PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE DO DF (SEDUH 2019 – METADE)

PONTO EXTREMO CARDEAL NORTE DO DF (LEI 2874-56 – METADE)

PARA AMPLIAR A IMAGEM NO CELULAR:
CLIQUE UMA VEZ NELA E ARRASTE-A ENTRE OS DOIS DEDOS.