PONTOS EXTREMOS DO DISTRITO FEDERAL

SUL E SUDOESTE

Antes de mais nada quero deixar bem claro que utilizei o mapa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH de 2019, pois o de 2020 ainda não havia sido elaborado. Tive que consultar também o da SEDUH de 2015 porque ao aplicar o zoom no de 2019, a nitidez não era boa. Outra coisa que se deve levar em consideração é o fato de que o DF (mapa) encontra-se com uma leve inclinação para o Sul e com um leve aclive para o Norte, e portanto, concluí que o Ponto Extremo Norte (PEN) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Nordeste (PENE), e que o Ponto Extremo Sul (PES) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Sudoeste (PESO). Outros Pontos Extremos que também estão no mesmo local são o Ponto Extremo Leste (PEL) e o Ponto Extremo Sudeste (PESE). Fui também aos Pontos Extremos que os chamei de Ponto Extremo Norte (Metade), o qual se encontra na metade entre o PEN e o Ponto Extremo Noroeste (PENO), e ao Ponto Extremo Sul (Metade), o qual se encontra na metade entre o PESO e o PESE.

30/06/2020

Saí cedo do local que eu havia deixado a bike ontem e logo cheguei ao asfalto. Agora eu iria fazer o percurso ao contrário até o trevo do Tororó com a DF-251 e dali rumo ao trevo com a BR-040. A subida por ali foi de lascar e depois peguei um trecho horrível da DF-251 sem acostamento e com o asfalto todo remendado. Encontrei alguns ciclistas por ali também. Passei por uma área atrás da Reserva do IBGE, da Vargem Bonita-DF e do Park Way-DF do Aeroporto. Parei novamente em outra barraquinha de frutas para beber água gelada e para comer mexericas ponkans. Depois atravessei a BR-040 e segui rumo ao trevo para o Gama-DF. Peguei um bom trecho de asfalto novo ao lado do BRT e entrei no Gama-DF, o qual achei bem arrumado. Fiz algumas voltas ali por dentro do Gama-DF até que saí na DF-290 que vai rumo a Engenho das Lages-DF já na divisa com GO. Peguei outra subida de lascar e pedalei novamente na contramão por causa da falta de acostamento do meu lado. Percebi que por ali há muitos pesque-pague oriundos do rio Ponte Alta que eu já explorei muito de caiaque no passado. Há também muita pecuária. Cheguei a um posto de combustíveis e fomos almoçar num restaurantezinho que foi o melhor até agora nesta Volta toda pelo DF.

Depois de comer bem segui adiante e peguei outra subida de lascar até o viaduto com a BR-060 que vai para Goiânia-GO. Cheguei ao Engenho das Lages-DF e fui logo à entrada de uma fazenda ali por perto do rio Descoberto. Tranquei novamente a bike no carro de apoio e arrumei-me com aquele traje ideal para se andar no mato, pois eu tinha visto uma jararaca há algumas semanas atrás por ali quando estava pesquisando a área. Havia uma linda rosa ou flor do Cerrado por ali e a fotografei.

Depois fomos caminhando por cerca de 1,75 km até o último dos Pontos Extremos do Sul e do Sudoeste. Descemos um morro todo coberto de um alto braquiara e chegamos à margem esquerda do rio Descoberto. Chegamos ao PES e ao PESO onde há um marco de cimento derrubado no mesmo esquema dos outros três que conheci nos outros pontos colaterais do DF, porém, sem nenhuma identificação. De qualquer forma, com certeza ele é do BDG e das Regiões Administrativas, pois dava para ver o buraco onde ele havia sido fincado logo atrás dele e com isso, conclui que o mesmo não havia sido arrastado do local, mas sim derrubado ou tombado.

Depois caminhamos mais uns 400 m e fomos aos outros possíveis PESs e PESOs, ou seja, da SEDUH e da Lei 2874-56. O rio Descoberto por ali possui um cheiro desagradável e me parece ser da poluição que vem de Santo Antônio do Descoberto-GO (SAD-GO). Fiz algumas filmagens por ali e terminei tudo.