PONTOS EXTREMOS DO DISTRITO FEDERAL

LESTE E SUDESTE

Antes de mais nada quero deixar bem claro que utilizei o mapa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH de 2019, pois o de 2020 ainda não havia sido elaborado. Tive que consultar também o da SEDUH de 2015 porque ao aplicar o zoom no de 2019, a nitidez não era boa. Outra coisa que se deve levar em consideração é o fato de que o DF (mapa) encontra-se com uma leve inclinação para o Sul e com um leve aclive para o Norte, e portanto, concluí que o Ponto Extremo Norte (PEN) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Nordeste (PENE), e que o Ponto Extremo Sul (PES) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Sudoeste (PESO). Outros Pontos Extremos que também estão no mesmo local são o Ponto Extremo Leste (PEL) e o Ponto Extremo Sudeste (PESE). Fui também aos Pontos Extremos que os chamei de Ponto Extremo Norte (Metade), o qual se encontra na metade entre o PEN e o Ponto Extremo Noroeste (PENO), e ao Ponto Extremo Sul (Metade), o qual se encontra na metade entre o PESO e o PESE. 

 

29/06/2020

 

Logo cedo eu estava no lago do rio Preto de caiaque  saindo  da ponte que divide  o  DF  de MG para encarar os cerca de 3,5 km ida e volta aos PELs e aos PESEs a serem percorridos. 

O dia estava lindo e a água do lago estava calma e parada, parecendo um espelho ao refletir o céu celeste. Ali naquele lago há muitos peixes como o introduzido tucunaré, tilápia, bagre e matrinchã. Remei na direção dos possíveis PELs e PESEs e cheguei ao primeiro deles, ou seja, ao PEL e PESE do marco de cimento número 91.152 do BDG e das Regiões Administrativas. Este marco esteve submerso há cerca de três semanas atrás quando eu estava organizando as travessias, depois quando realizei a Travessia Noroeste-Sudeste ele estava com quase 1 m dentro d’ água e agora na Volta pelo DF ele está com quase 50 cm dentro d’ água. Ou seja, a cada semana nesta época o lago abaixo uns 50 cm por causa da seca e porque as culturas por ali ao redor são quase todas irrigadas por pivôs gigantescos que vão dando a volta em forma de círculos enormes. O pior é que fiquei sabendo que esses agricultores não pagam quase nada para o governo para poderem  usufruir  deste bem público.

Assim que filmei com o drone o tempo mudou de repente e veio muito vento e frio. Parece até que São Pedro me deixou usar o drone e enviou o mal tempo em seguida depois que acabei de usa-lo. O lago ficou com suas águas remexidas e com muitas ondas. Fui então aos outros possíveis pontos extremos por ali, ou seja, no PEL e PESE da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, ao PEL e PESE da Lei 2874-56 e ao PES e PESE do IBGE. Veja bem que segundo este Instituto ali estava o Ponto Extremo Sul e o Ponto Extremo Sudeste e não o Leste e o Sudeste. Passei ainda em vários outros pontos possíveis também. Enfim, depois de muita trabalheira concluí tudo por ali.

 

PONTOS EXTREMOS DO DF – LESTE E SUDESTE