PONTOS EXTREMOS DO BRASIL:

SETENTRIONAL (NORTE)

PONTO EXTREMO SETENTRIONAL DA REGIÃO NORTE (PESRN) E DO BRASIL – NORTE

Dia 25/04/2014

Após sairmos de Brasília-DF e passarmos por Abadiânia-GO, Goiânia-GO, Iporá-GO, Barra do Garças-MT, Primavera do Leste-MT, Cuiabá-MT, Campo Novo do Parecis-MT, Comodoro-MT, Vilhena-RO, Pimenta Bueno-RO, Porto Velho-RO, Humaitá-AM, pela BR-319, vila Realidade-AM, Castanho-AM, Careiro da Várzea-AM, pela balsa do rio Amazonas, Manaus-AM, Presidente Figueiredo-AM, Rorainópolis-RR, Caracaraí-RR, Boa Vista-RR, por várias vilas e povoados e Uiramutã-RR, finalmente eu e um amigo chegamos à comunidade Água Fria-RR.

Contratei sete indígenas ingarikós para nos acompanharem até o Monte Caburaí, onde eu seria novamente o líder, organizador e orientador desta caminhada/expedição como fui em 2013, quando eu e o meu grupo nos tornamos os primeiros homens a chegarem ao PESRN e do Brasil totalmente pelo território brasileiro.

Fui na minha bicicleta e o meu amigo na dele e passamos do lado do majestoso Monte Roraima, por várias aldeias indígenas e por fim chegamos à aldeia Manalai-RR. Dali para frente fomos todos a pé e depois passamos por uma linda área de Lavrado, pelo marco B/BG 10, por um pântano menor, pelo marco B/BG 11 e por vários obstáculos até que chegamos ao segundo e mais perigoso pântano. A passagem por ali foi bastante difícil, pois havia muita água, muitos mosquitos e muitas plantas carnívoras e outras endêmicas de folhas serrilhadas que grudavam e rasgavam nossas roupas, quando vacilávamos. Em certas partes a água suja oriunda de nossas diversas pisadas chegava até aos nossos joelhos. Para a nossa sorte, ainda bem que não apareceu nenhuma cobra venenosa. Logo depois, entramos numa floresta ainda mais estranha e diferente, com muito mais musgos e líquenes e com árvores mais altas e um pouco mais robustas, além de suas bromélias gigantes que poderiam estar escondendo cobras na sua parte interna.

Chegamos depois ao marco B/BG 11A de 1933, recém-redescoberto por mim e pelo meu grupo em 2013 e que estava desaparecido há 80 anos. Fiquei pensando sobre como estava bem mais fácil chegar até ali agora do que quando fiz a primeira expedição no ano passado, quando eu fui com meu GPS guiando e procurando um caminho o mais reto possível para o marco B/BG 11A de 2007, passando por obstáculos ainda inatingíveis, enfrentando a desconfiança dos parceiros em relação a minha competência e mandando os mateiros e os índios ingarikós irem para a frente, para a direita ou para a esquerda, conforme o que eu via e entendia no meu GPS. A experiência que eu havia adquirido quando fui ao Ponto Extremo Ocidental da Região Norte e do Brasil foi fundamental para que eu obtivesse sucesso por ali em 2013. Todo o peso daquela expedição estava sobre mim, pois eu havia garantido a todos que encontraríamos o difícil marco B/BG 11A de 2007 e, ainda por cima, foi encontrado também o marco B/BG 11A de 1933. Foi demais a satisfação! Fiquei contente por aquela trilha aberta por mim e pelos meus ajudantes ainda estar visível e acessível. Certamente ela servirá no futuro para que os índios ingarikós levem turistas e outras pessoas.

Depois finalmente chegamos ao marco B/BG 11A de 2007. Constatei que em todo o caminho desde Brasília-DF percorremos mais de 4.600 km de carro, mais de 60 km de bicicleta e uma caminhada difícil a pé pela floresta. Eu já havia conhecido aquela região em 2011 e depois em 2013 quando consegui chegar ao PESRN e do Brasil, porém, naquela época eu não tinha feito todo o percurso sem ser de avião.

Até aquele momento, eu era o único homem a conhecer os quatro extremos do Brasil, mas também queria ser o primeiro a conhecer os quatro PONTOS extremos e o primeiro a atravessar todo o Brasil, do Ponto Extremo Setentrional ao Ponto Extremo Meridional 100% à força humana. Eu queria realizar essas façanhas antes que algum gringo as fizesse, ou seja, seria pela honra dos brasileiros. E o pior era que eu estava competindo com dois gringos patrocinados por dois canais de TV a cabo super famosos do mundo, com todo apoio e equipe, e os mesmos já se encontravam a quase 2.000 km na minha frente. Ainda por cima, eu não havia recebido nenhum apoio financeiro, mas pelo menos o apoio psicológico não me faltaria durante essa Travessia/Expedição, oriundo das próprias pessoas que fui conhecendo.

Fomos rumo ao PESRN segundo o IBGE a uns 500 m do marco B/BG 11A de 2007 e lá no local instalei um marco simbólico na floresta de musgos e na volta paramos onde havia uma cruz de metal, velha e enferrujada bem na fronteira entre o Brasil e a Guiana.

Voltamos para o marco B/BG 11A de 2007 e dali seguimos rumo ao PESRN segundo o Google Earth e segundo o Mogeo, onde instalei outro marco. Decidi ir nesses outros pontos também para que depois ninguém viesse falar por aí que eu não havia saído do PESRN e do Brasil de acordo com os mapas de internet, institutos e programas de GPS.

Já no outro dia acordei às 6 horas, debaixo de uma chuva lascada, e todos nós havíamos dormido meio molhados e úmidos. Eu dormi na minha barraca, o meu amigo na dele e os sete índios ingarikós em suas redes, embaixo da lona que havíamos levado.

Olhei para o marco B/BG 11A de 2007 pela última vez e me despedi daquele local com boas lembranças de conquistas.

Agora sim a Travessia/Expedição iria se iniciar para valer. A chuva caiu sobre nós até as 12 horas, e eu já estava chateado de tanta água, mas era preciso ter paciência e equilíbrio. Eu só torcia para que aquelas chuvas no começo da Travessia/Expedição significassem um bom sinal.

PONTOS EXTREMOS DO BRASIL – SETENTRIONAL (NORTE)