PONTOS EXTREMOS DAS REGIÕES BRASILEIRAS

REGIÃO SUDESTE

PONTO EXTREMO ORIENTAL DA REGIÃO SUDESTE (PEORRSE) * LESTE *

04/05/2011

Depois de passarmos por Luziânia-GO, Cristalina-GO, Paracatu-MG, Três Marias-MG, Diamantina-MG, Serro-MG, Gov. Valadares-MG, Teófilo Otoni-MG, Nanuque-MG, Itabatã-BA, Pedro Canário-ES e Braço do Rio-ES, eu e um amigo chegamos à Itaúnas, Conceição da Barra-ES.

Passamos por várias fazendas de gado e de eucaliptos e o tempo estava bem feio. As estradas de terra ficaram cheias de lama e de poças d’água, mas mesmo assim seguimos adiante. Finalmente chegamos à Itaúnas-ES e dali continuamos a passar por estradas de terra cada vez piores.

Por um momento lembrei-me da praia do Degredo em Linhares-ES, a qual estava a cerca de 2 km mais ao Oeste e que, portanto, realmente o PEORRSE era ali mesmo em Itaúnas, Conceição da Barra-ES.

O tempo foi melhorando e depois de pegarmos uma estradinha fechada por entre algumas matas e alguns eucaliptos chegamos às mediações dos eventuais PEORRSE. Parei a caminhoneta, caminhamos um pouco numa trilha e entramos numa mata fechada por mais uns 50 m até que chegamos ao PEORRSE segundo o IBGE. Finquei um marco ali, e anteriormente eu já havia observado que pelo Google Earth aquele local estaria na Bahia.

Depois resolvi que deveríamos ir ao PEORRSE de acordo com a posição geográfica do riacho Doce que daria para entender que de um lado era o SE e do outro lado era o NE. Continuamos por ali mesmo e percorremos o trecho mais difícil até naquele momento, abrindo caminho naquela mata por cerca de uns 200 m e beirando o riacho Doce. Chegamos a ver uma fazenda do outro lado deste riacho e deu para sentir o cheiro do mar a uns 120 m dali. Limpamos a área ali na margem do riacho Doce e instalei outro marco.

Retornamos à estradinha fechada e pegamos a caminhoneta. Percorremos mais uns 50 m e depois fomos caminhando novamente numa outra mata com árvores mais altas por uns 40 m até o PEORRSE segundo um “pedaço” do Google Earth, pois a linha imaginária que divide as regiões SE e NE terminava a menos de 500 m dali e mais para o Oeste, além de que não chegava até o riacho Doce. Limpamos a área por ali também para poder instalar mais um marco e futuramente eu iria descobrir que este seria o único lugar dos Pontos Extremos das regiões brasileiras, onde a linha imaginária do Google Earth não chegava até o fim.

PONTO EXTREMO ORIENTAL DA REGIÃO SUDESTE (PEORRSE) * LESTE *

PONTO EXTREMO MERIDIONAL DA REGIÃO SUDESTE (PEMRSE) * SUL *

Dia 12/03/2017

Depois de ter passado por Brasilândia de MG-MG, Serro-MG, Guanhães-MG, Água Boa-MG, Teófilo Otoni-MG, Gov. Valadares-MG, Caratinga-MG, Leopoldina-MG, Juiz de Fora-MG, Lambari-MG, Pedralva-MG, Lorena-SP, Taubaté-SP, Ubatuba-SP e Guarulhos-SP e Cananéia-SP, eu e um amigo chegamos à Ariri-SP, distrito de Cananéia-SP.

Após ter conseguido uma pousada ali na ajeitada vila de Ariri, Cananéia-SP e de ter combinado tudo ontem com um piloteiro nativo, hoje de manhã fui com o meu amigo encontrar o tal piloteiro no portinho desta vila. O plano seria navegar por um canal que vai de Ariri, Cananéia-SP ao mar, rumo ao PEMRSE e passar ainda no Ponto Extremo Oriental da Região Sul.

Em uma parte de uma península na Ilha do Cardoso descemos da voadeira e fomos ver um paredão, o qual estava sendo aberto pelo mar e que futuramente tornar-se-á outro canal. Toda esta área por ali deve sofrer constantes mudanças por causa do mar. Na foto do Google Earth este futuro canal estava mais largo, mas presencialmente ele tinha apenas 1 m de largura. É mesmo incrível o que o mar pode fazer com o tempo. Dali deu para ver também as montanhas do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Continuamos e chegamos à ponta da península na Ilha do Cardoso, de onde se pode avistar a alta Ilha da Figueira no mar a alguns kms dali. Por ali também se encontra, a alguns metros atrás, algumas casas. Finquei um marco ali representando o PEMRSE da Ilha do Cardoso, pois esta área estava sempre seca. No local havia vários siris.

Depois seguimos rumo ao encontro do canal que vai de Ariri, Cananéia-SP ao mar aberto. Lá havia uma ilha de areia, a qual possuía uma estreita faixa pertencente à região SE e o resto à região Sul. A voadeira teve que parar longe por causa dos bancos de areia e com isso, caminhamos uns 900 m nesta ilha, meio que em ziguezague, para escolher o melhor caminho. O PEMRSE naquele local estava frequentemente submerso segundo o nosso piloteiro local e finquei outro marco com certa dificuldade, aproveitando que a maré não estava muito alta ainda. Ali também era o exato lugar dos pontos do IBGE e do Google Earth. Havia algumas gaivotas e muita espuma de sal com sujeira trazida pelas ondas.

Voltamos e chegamos à vila de Ariri, Cananéia-SP ao meio dia e fomos logo almoçar. Ali por perto encontrei um senhor de uns 80 anos de idade que fazia esculturas de madeira em formas de bichos da região apenas com o uso de um canivete. Trabalho fantástico! O parabenizei e comprei alguns de seus artesanatos.

PONTO EXTREMO MERIDIONAL DA REGIÃO SUDESTE (PEMRSE) * SUL *

PONTO EXTREMO OCIDENTAL DA REGIÃO SUDESTE (PEOCRSE) * OESTE *

Dia 14/03/2017

Continuando a viagem vindo de Cananéia-SP com o meu amigo após conhecermos o Ponto Extremo Meridional da Região Sudeste chegamos a Teodoro Sampaio-SP.

Depois do café da manhã eu e o meu amigo fomos para Rosana-SP a 90 km de Teodoro Sampaio-SP. Chegando lá, fomos ao balneário municipal e deixei tudo combinado com um piloteiro local de nos levar até uma certa ilha no rio Paraná, onde se localiza o PEOCRSE Terrestre. O rio Paraná estava com suas águas bem cristalinas nesta época do ano.

Descemos o rio Paraná por uns 8 km, beirando uma ilha chamada de Geográfica. Passamos do lado da ilha Pingo, a qual faz jus ao seu nome, sendo pequena e alta. Viramos à direita e logo chegamos à ilha Criminosa, a qual era onde eu queria chegar mesmo. A mata era bem fechada por ali e quando chegamos bem ao Ponto Extremo havia um cara pescando numa outra voadeira. O cara reclamou de chatice que iríamos quebrar a linha dele e o nosso piloteiro respondeu que sabia o que estava fazendo. O cara reclamou de novo e o nosso piloteiro respondeu bravo e com isso, começou uma discussão entre eles. Caramba, será que esta discussão iria terminar em algum crime ali na ilha Criminosa? Falei para o nosso piloteiro se acalmar e deixar para lá e ainda bem que ele me deu atenção. Entramos com a voadeira “rasgando” a mata fechada da margem e depois fomos nos agarrando nos cipós ali existentes, puxando-a mais para a frente. O meu amigo como sempre ficou com muito medo de encontrar jacarés, sucuris, piranhas e até mesmo formigas. Tive que ir por cima dos galhos e troncos até que consegui chegar à terra firme. Finquei o marco ali e depois voltamos passando por onde seria o PEOCRSE segundo o IBGE e o Google Earth, os quais estavam no rio Paraná e a uns 170 m daquele que finquei na ilha Criminosa e a somente uns 12 m de distância um do outro.

Contornamos o outro lado da ilha Geográfica até que chegamos a outro balneário, chamado Jurêre, onde havia uma parte bem rasa e cristalina também. Fiquei com muita vontade de tomar um banho ali, mas precisávamos voltar para Teodoro Sampaio-SP para instalar um outro marco no Ponto Extremo Setentrional da Região Sul.

Finalmente chegamos a Teodoro Sampaio-SP e fomos direto ao balneário municipal. Não encontramos nenhum piloteiro. Fomos a Jardim Olinda-PR e a ponte tinha caído. Demos a volta por Itaguajé-PR e quando chegamos ao porto de Jardim Olinda-PR também nada de conseguirmos algum piloteiro com uma voadeira. Voltei desanimado e resolvi parar numa rampa de acesso ao rio perto da polícia rodoviária e aí sim consegui arrumar um piloteiro para nos levar, porém, o cara só poderia ir amanhã de manhã porque já passava das 17h30.

PONTO EXTREMO OCIDENTAL DA REGIÃO SUDESTE (PEOCRSE) * OESTE *

PONTO EXTREMO SETENTRIONAL DA REGIÃO SUDESTE (PESRSE) * NORTE *

28/06/2017

Eu e um amigo saímos de Brasília-DF rumo a Mambaí-GO e desta última cidade passamos por dentro da BA numas estradinhas confusas e com muita areia. Depois conseguimos voltar à estrada de terra principal, beirando os rios Itaguari e Formoso, os quais estavam se secando por causa do excesso de pivôs que utilizavam as suas águas para as irrigações de lavouras por ali de empresas que nem pareciam ser brasileiras. Almoçamos numa barraquinha simples na beira da estrada, mas com uma comida deliciosa. Finalmente chegamos a Cocos-BA e depois à Juvenília-MG.

Após ter deixado tudo marcado com um piloteiro fomos rumo aos PESRSE. Logo na saída em Juvenília-MG havia algumas lavadeiras “batendo” as roupas no bonito e limpo rio Carinhanha e fiquei pensando como aquelas pessoas aproveitavam tudo do rio, como água, peixes e etc.

Entramos na rabeta e começamos a subir o cristalino rio Carinhanha. A rabeta era tão lenta que quase não conseguimos atravessar algumas pequenas corredeiras que estavam contra a correnteza num certo trecho.

Passamos por uma ilha onde havia uma casinha sem paredes e um cara cuidando de algumas hortaliças. Logo depois havia um tipo de trepadeira muito exótica espalhada sobre as árvores que caía até perto do rio Carinhanha.

Depois de uns 7 km percorridos chegamos à margem do rio Carinhanha que dava acesso mais fácil aos possíveis PESRSE. Logo finquei um marco naquela margem à esquerda de quem sobe o rio Carinhanha, porém, segundo o Google Earth e o IBGE, mesmo estando na outra margem ali ainda era parte da BA.

Depois caminhamos por uma área de vegetação misturada de Cerrado, de Caatinga e de algumas pastagens de certas fazendas para instalarmos mais dois marcos, ou seja, um segundo o Google Earth e outro segundo o IBGE, os quais possuem um afastamento de apenas uns 14 m um do outro.

Voltamos para Juvenília-MG, almoçamos e ainda deu tempo para tomar banho no limpo e tranquilo rio Carinhanha.

Depois fomos a Carinhanha-BA e tive que lutar contra o sono naquela excelente estrada de terra até lá. Chegamos à praia do Pontal para tomar outro banho e desta vez no encontro do rio Carinhanha com o velho rio São Francisco. A ponte de mais de 1 km de extensão estava sempre aos fundos das fotos. O lugar possui lindas piscinas naturais cristalinas e com areia branca.