PONTOS EXTREMOS DO DISTRITO FEDERAL

OESTE

Antes de mais nada quero deixar bem claro que utilizei o mapa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH de 2019, pois o de 2020 ainda não havia sido elaborado. Tive que consultar também o da SEDUH de 2015 porque ao aplicar o zoom no de 2019, a nitidez não era boa. Outra coisa que se deve levar em consideração é o fato de que o DF (mapa) encontra-se com uma leve inclinação para o Sul e com um leve aclive para o Norte, e portanto, concluí que o Ponto Extremo Norte (PEN) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Nordeste (PENE), e que o Ponto Extremo Sul (PES) se encontra no mesmo local do Ponto Extremo Sudoeste (PESO). Outros Pontos Extremos que também estão no mesmo local são o Ponto Extremo Leste (PEL) e o Ponto Extremo Sudeste (PESE). Fui também aos Pontos Extremos que os chamei de Ponto Extremo Norte (Metade), o qual se encontra na metade entre o PEN e o Ponto Extremo Noroeste (PENO), e ao Ponto Extremo Sul (Metade), o qual se encontra na metade entre o PESO e o PESE. 

 

01/07/2020

 

Ontem tive que deixar o Gleysson na casa dele porque o mesmo não poderia me acompanhar mais no carro de apoio. Com isso, tive que arrumar na emergência outro motorista para o carro de apoio e por sorte deu tudo certo.

Às 8h eu estava onde havia parado no dia anterior e o dia estava excelente para pedalar. Cheguei ao trevo para SAD-GO e peguei uma boa descida até a comunidade Águas Quentes-DF. Dali peguei outro trevo na DF-190 rumo à Ceilândia-DF. Passei por muitas subidas de lascar e por sorte o tempo não estava muito quente e nem com vento contra. Fui vencendo aos poucos os morrinhos, passei a entrada que vai para a Cidade Eclética-GO e cheguei ao trevo que vai para o Núcleo Rural de Saude Boa Esperança. 

Depois virei à esquerda numa estradinha de terra e segui rumo aos PEOs, onde havia duas seriemas cantando feito loucas em cima de algumas estacas de uma cerca. Passei por uma porteira e peguei outra estradinha de terra numa descida até uma fazendinha à beira do rio Descoberto, onde havia alguns tanques de criação de peixes. Pedi permissão outra vez para o dono dali e fui caminhando por cerca de 350 m por trás dos tanques de criação de peixes até o PEO que estava numa mata ciliar do rio Descoberto, ou seja, o da SEDUH 2019.

Depois atravessei o rio e fui ao PEO da Lei 2874-56 e das Regiões Administrativas. Continuei caminhando pela outra margem do rio Descoberto e cheguei ao PEO do IBGE. Filmei com o drone, voltei pelo mesmo caminho e finalmente concluí a conquista de todos os Pontos Extremos do DF.

PONTOS EXTREMOS DO DF – OESTE