PARQUE NACIONAL ANAVILHANAS
1ª PARTE

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
QUANDO IR:
Prefira ir na época em que as chuvas estiverem parando, pois desta forma aparecem mais praias e é possível avistar mais animais selvagens, ou seja, no início do inverno.
O QUE LEVAR:
Leve a autorização concedida pelo ICMBio e avise o chefe do PARNA pelo menos 15 dias antes de sua ida. Além disso, leve uma boa barraca, almofada ou colchonete inflável para dormir, cobertor fino (na Amazônia há a possibilidade de fazer noites frias), capa contra chuva, uma boa bota de cano longo (as de borracha espessa protegem tanto de picadas de cobras quanto de se molhar ao atravessar charcos e pântanos), meião ou meias especiais, esparadrapo e algodão, copo e talheres dobráveis, repelente, protetor solar, boné, óculos de sol, roupas de uso pessoal (prefira as de nylon ou de material leve), um bom GPS com as coordenadas já marcadas, power bank (carregador para aparelhos eletrônicos), lanterna de testa, aparelhos eletrônicos pessoais, barras de cereal, bananas desidratadas, uma ou outra bebida energética, produtos de higiene pessoal, etc.
A água pode ser levada em garrafões de 20 litros.
Leve um tênis daqueles a prova d’água para ficar na voadeira ao descer nas ilhas de areia.
Leve um Específico Pessoa para amenizar eventuais picadas de animais peçonhentos para as primeiras horas.
Leve bastante água para se beber, pois o calor e o sol são fortes.
COMO CHEGAR:
De avião comercial para Manaus-AM e lá alugar um carro ou ir de ônibus ou de táxi ou de uber para Novo Airão-AM. Nesta última cidade é só contratar um piloteiro experiente e conhecerdor da região. O PARNA Anavilhanas está logo em frente de Novo Airão-AM.
CIDADES DE APOIO:
Sem dúvida a melhor cidade é Novo Airão-AM, porém, há poucos recursos e hotéis por ali.
Há alguns bons hotéis de selva pelas redondezas que oferecem passeios e outras atrações.
ATRAÇÕES:
Rio Negro, ilhas, praias, avistamentos de animais da fauna amazônica, flora diversificada, as Grutas de Madadá, a Pedra Sanduíche, artesanatos em Novo Airão-AM, etc
DICAS:
Não deixe de pegar autorização no ICMBio para qualquer lado que for ao PARNA.
Converse com os piloteiros e combine todos os lugares e o que fazer antes porque senão o preço pode mudar muito.
Pesquise o preço dado pelos piloteiros (piloto de barco voadeira) porque cada um oferece valores e serviços diferentes.
Procure ir sempre de calça e camisa manga longa de tecidos finos para se proteger do sol e dos mosquitos sem suar muito no calor amazônico.
O encontro com os botos-cor-de-rosa estava proibido, mas procure saber se na época que você for estará liberado, pois vale muito à pena.
Caso vá de carro coletivo escolha um motorista que não corra muito.
Mesmo com a devida autorização nas mãos nunca deixe de ir acompanhado com pessoas que conheçam bem a região.